segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SONHO VS REALIDADE


Olá, como minha primeira postagem gostaria de compartilhar de dois temas que no momento estão me " incomodando ", quantos de nós ja não pensou em fazer alguma coisa e no final acaba fazendo outra ?, heim ?, pois é, tentamos planejar tudo e quanto mais pensamos, mais nos "enrolamos" por assim dizer.
A medida que o tempo passa ficamos mais acomodados com a ideia de " sera que dá pra fazer ? , sera que vai dar certo?, pois é, a REALIDADE sempre vem bater na porta na hora errada, parece engraçado mais é verdade, por exemplo: ah ! comprei meu terreno agora posso realizar o SONHO da casa própria, você pula de alegria , conta pros amigos , faz um churrasco no terreno e fala onde vai ficar a cozinha o banheiro , etc...
Bom , depois da festa e que vem a dor de cabeça, você começa a pensar nos materiais que tem que comprar , na mão de obra que vai gastar , isso quando você não decide dar uma de arquiteto, engenheiro sei lá , chama o filho adolescente pra ajudar , e ele reclamando que devia estar com a namorada e você falando que a futura casa será pra ele, depois briga com ele, descute com a mãe, porque ? nem você sabe , só quer descarregar em todo mundo poque seu SONHO virou REALIDADE.
Esse foi apenas um exemplo ( por favor não pensem que aconteceu comigo, mais conheço gente que passou por isso ), agora falando no que está me incomodando, a minha viagem aos Estados Unidos, a coisa boa é que to aprendendo a economizar ( coisa que nunca fiz rsrsrsrs ), guardando dinheiro para pagar a passagem e outros gastos, to tentando intercâmbio, so que é mais difícil do que parece, não como estudante e sim como cultural , mais pra conhecer o pais e seus costumes do que ficar lá pra ganhar dinheiro como muitos tentam fazer ou fazem. Gosto dos Estados Unidos, não conheço ninguem lá para me contar como realmente é, todos interpretamos as coisas como melhor nos convém. Outro dia falei com um amigo que eu iria viajar pros Estados Unidos, a primeira coisa que ele me falou ; " Pra que ?, pra ser maltratado ? é a única coisa que eles sabem fazer ". Fiquei chocado com o que ele me falou , eu sabia que ele não gostava muito dos americanos, o motivo real não sei pois ele nunca viajou pra lá, ironicamente eu respondi que sim, depois disso ele mudou de assunto , eu tambem não queria prolongar a conversa então deixei passar.
Não sou a favor do que eles fazem ( ou o que dizem que eles fazem ) com os estrangeiros, mais concordo com o motivo . Você acharia justo na situação de desemprego que o Brasil se encontra , uns " gringos " sem registro no pais ou mesmo com registro, virem tirar uma oportunidade de trabalho que poderia ser sua ?, você que é brasileiro, que estudou pra conseguir um bom emprego ?, não né, pois é , é assim que eles devem se sentir, não é que eles não gostam dos outros países, ou que se acham o centro do mundo ( isso pode ser verdade ), mais nós que fizemos isso, gente de toda parte do mundo vai tentar a sorte lá, assim foi criado os Estados Unidos, em nenhum outro lugar do mundo você vê tanta gente de lugar diferente, com tantos países em um , se acaba perdendo a cultura nacional, é esse o medo que eles tem.
Nesses últimos dias assisti a um filme chamado TERRITÓRIO RESTRITO , o nome ja diz tudo , trata da imigração nos USA ( o filme é muuuito bom , recomendo ), ele mostra a REALIDADE de como pessoas de países diferentes , culturas diferentes tentam se legalizar no país ( claro que é cinema , eles não vão mostrar exatamente como é né ), é ai que eles mostram o seu medo de perder a cultura, eles ja conhecem o mundo todo , precisam de um espaço pra eles.
Bem, com isso acho que ja basta, não vou me aprofundar demais no assunto, só deixo registrado que o meu SONHO de ir pros USA ainda está de pé , pelo menos até virar REALIDADE.

3 comentários:

  1. O queria dos americanos sem os mexicanos ?

    90% da cidades da California não teriam nomes hauhauhaua

    ResponderExcluir
  2. olha eu acho muito interessante o seu ponto de vista apesar da situação norte-americana estar bem clara. sempre que alguem me fala que odeia os EUA eu penso exatamente a mesma coisa ! soh que.. eu não me sentiria bem num país que ''não me quer'', aí eu teria que fazer amizade já falando : ai to aqui de passagem viu, turista... querendo conhecer somente.. um saco. Enfim, neuras.. nem todo mundo é assim. Claro que é um problema nacional mas nada melhor do que ir analisar pessoalmente o que se passa na cabeça deles, antes de criticar.. criar hipoteses (tipo eu) etc...
    mas isso aí neh, se vc tem um sonho siga em frente e só se contente com ele. a gente pensa, repensa.. mas se quer mesmo consegue neh? economizar não é facil, estou passando por situação semelhante aqui em casa xD !
    boa sorte com os planos !

    ResponderExcluir
  3. Fala Amaury. Vou (tentar)ser breve. Apesar de já ter ido para lá e morado em um outro país (nova zelandia) não é possivel comparar experiencias. Não há duvidas que não é possivel comparar os países (Brasil, NZ e EUA),suas culturas e nesse caso, a aceitação com estrangeiros. Todos são muito diferentes. Apesar de não ter sofrido nada desse tipo, vi algumas coisas injustas. Existe segregação sim. Mas muito menos do que é retratado em filmes de hollywood e documentários do Moore. Imagino que vc possa estar se perguntando agora algo como "mas vc fala inglês e tem um fenótipo de gringo). Com certeza isso alivia muitas situações. Mas não é tudo. O que importa é o coração. O que posso te aconselhar é...vá. Vá de peito aberto esperando algo bom, sem se frustrar com comentários sobre preconceito pois isso é percebido onde vc for e só te faz mal. Seja todo ouvidos, olhos e coração e saiba que vc esta indo por uma causa nobre e não por favor. Música cara!

    Renato M

    ResponderExcluir