"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem " disse Mário Quintana, total verdade da realidade, quantos de nós teve uma educação razoavelmente boa ou até boa , porque não depende da escola em que você estudou e sim como você estudou. Confesso que sempre "enrolei " para estudar para as provas e tudo mais, tanto porque os livros da escola não chamavam a minha atenção, queria o que tambêm eram para estudar e não para relaxar. Pronto !!, cheguei no ponto em que queria, primeiramente ; o que você procura num livro ?, conhecimento, distração ou apenas procura um livro porque tem que fazer um trabalho da faculdade ?. Pois é, ai que está o problema, só começamos a ler por obrigação e não por gosto, e isso vem desde criança, claro que não podemos culpar os professores por nos obrigarem a ler livros chatos que não gostamos, tanto porque éramos pequenos e não saberiamos "escolher " um livro, acabavamos de aprender a ler e escrever vamos saber de que "tipo " de livro gostamos , é irônico eu sei mais é verdade, o professor te mostra os caminhos da leitura mais qual deles você vai seguir ja não é escolha dele e sim sua.
Todos não "temos dinheiro " para comprar um livro, realmente os livros são caros mais se você economizar um pouco do que gasta nas "noitadas " você pode comprar um que te chame a atenção, outra coisa que muitos falam é ; "não tenho tempo ", ninguem tem tempo pra falar a verdade , estamos sempre correndo por causa do trabalho , tem que estudar pra prova da faculdade, tenho que sair com a/o namorada/o , etc. ou simplesmente " tenho pouco tempo pra isso ". Já imaginou o tempo que você perde vendo a novela ou qualquer outro programa sem "sentido" como o BBB ; ah quem será que vai pro paredão ?, ou programas sobre fofocas de artistas, todos tem uma coisa em comum : a "mesmice ". Ta ai um diferencial nos livros, nunca são os mesmos, autores diferentes , historias diferentes, editoras diferentes, muitos podem discordar mais as editoras tambem fazem diferença sim.
Na verdade quando você lê , como muitos dissem ; você dá assas a sua imaginação e é verdade, se parar para notar, os autores em suas histórias descrevem apenas os personagens secundádios, agora você se pergunta o porque ?, porque na verdade o principal é você, sim você mesmo. Quem nunca se sentiu parte da história na hora de ler ?, é diferente de ver um filme sobre o livro, porque eles escolhem alguem para interpretar , mais no livro você imagina cada personagem do seu modo. Não estou criticando os filmes baseados em livros e nem os programas de TV ( só os que não prestam mesmo ) , mais sim mostrar que a leitura é uma coisa que não só traz conhecimento , mais tambem trabalha a mente, parte do corpo que muitos esquecemos, não basta só ler o jornal de manhã pra saber das noticias é bom , mais só isso não basta para " alimentar a mente ", temos que ler ao menos 3 livros por ano. Bom atualmente to lendo um livro de Harlan Coben, ótimo escritor recomendo. Pra finalizar deixo uma frase que lí e adorei espero que gostem ;
"A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê de mais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar".